Biriba - Rollinia mucosa
O Biribá é uma planta perene nativa da Amazônia que pode atingir até 8 metros de altura. Existem cerca de 65 espécie do genero Rollinia, mas apenas alguns têm frutos comestíveis sendo que o mais conhecido é o Biribá. Pertence à família das anonaceas, a mesma da Atemóia, Graviola, Fruta de Conde, Cherimoia.
É também conhecido como biriba de Pernambuco, jaca condessa da Fruta de pobre, Araticu, araticum, araticum pitaya. No Peru, é anon; no Equador, chirimoya, na Colômbia, mulato, na Venezuela, ou Rinon Rinon de monte, no México, babosa anona ou zambo. Em Trinidad recebe o nome de pinha selvagem, em Guadalupe, morveux Cachiman, cochon Cachiman ou montagne Cachiman, em Porto Rico, Cachiman ou Cimarron anon, na República Dominicana, Candongo ou anona.
Os frutos amadurecem em fevereiro e março no Rio de Janeiro. Na Flórida, as frutas amadureceram em novembro e dezembro. É rica em proteinas, lipideos, fibras, calcio, ferro, vitaminas b1, b2, niacina, aminoácidos, lisina dentre outros. O fruto é consumido fresco e também pode ser fermentado para fazer vinho. O pó de suas sementes são usadas para combater a enterocolite.
fp: http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/biriba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário