quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Buriti

O que é?
Também conhecido em algumas regiões como miriti, o buriti (Mauritia flexuosa) é uma espécie de palmeira muito comum no cerrado e presente no nordeste e centro-oeste do Brasil. Alcançando uma altura de até 30 metros, o buriti se encontra em áreas alagáveis, o que mostra sua grande relação com a água, servindo até como indicativo de existência da mesma no local habitado.
O fruto do buritizeiro apresenta uma casca grossa e avermelhada, que serve, em geral, como proteção contra predadores, contra o choque mecânico e contra a água. Sua polpa é alaranjada e carnuda, possuindo um gosto levemente azedo e docinho.



Buriti in natura
Onde pode ser empregado?


Cachos de Buriti
O buriti apresenta um enorme potencial, sendo, portanto, utilizado em larga escala nas várias áreas da indústria. Além de seu emprego natural de fruta, ou seja, quando ingerida in natura, o buriti também é utilizado na produção de sucos, bolos, na produção de rações nutritivas, barras cereais, doces e compotas, shampoos, cremes corporais, óleos para o corpo, dentre outros alimentos ricos e nutritivos e outros cosméticos muito utilizados.
Rico em vitamina A, B e C, o buriti ainda é fonte de ferro, cálcio e outras proteínas muito importantes para o nosso corpo.

 As folhas do buritizeiro também são muito utilizadas na confecção de artesanatos, chapéus, materiais para decorações, brincos, pulseiras, colares, toalhas de mesa, tapetes, bolsas e até brinquedos.

Pulseira fabricada com folhas de buritizeiro

Doce de Buriti






Nenhum comentário:

Postar um comentário