A Carreira
O Engenheiro de Alimentos, (profissional de Engenharia de Alimentos) é o engenheiro responsável pelo estudo técnico das características dos alimentos e, também, pelo desenvolvimento de métodos e máquinas de industrialização para o setor alimentício.
Este engenheiro ocupa-se da fabricação, da conservação, do armazenamento e do transporte de alimentos industrializados. Trabalha na indústria, participando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal ou vegetal, da seleção das matérias-primas e definição do sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação deste engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.
Ao contrário do nutricionista que vê os alimentos do ponto de vista nutricional e da saúde, o Engenheiro de Alimentos vê a comida como uma matéria-prima para a indústria.
Mercado de Trabalho
A elevação na renda média das famílias e mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira são dois fatores que contribuem para aumentar o consumo de produtos alimentícios industrializados e, por consequência, a demanda pelo engenheiro de alimentos. Este profissional é contratado pelas indústrias agrícola, alimentícia e de bebidas para atuar diretamente na linha de produção, gerindo pessoas e processos, no controle de qualidade, nas vendas e no desenvolvimento de novos produtos. Grandes empresas dominam o mercado, mas as pequenas e médias também respondem por muitos empregos. As indústrias do setor estão espalhadas por todo o país. O Sudeste é a região que mais absorve profissionais. O Centro-Oeste concentra a indústria da carne e da soja, e o Nordeste, de polpa de frutas.
Especializações do Engenheiro de Alimentos
![]() |
Laboratório de Engenharia de Alimentos. |
- Automação de Processos de Produção de Alimentos: Especialização em que o profissional de engenharia de alimentos vai atuar estudando processos de preparação de alimentos para depois projetar máquinas para automatizar estes processos.
- Planejamento Agroindustrial: O profissional de engenharia de alimentos que trabalha com planejamento agroindustrial trabalha verificando a viabilidade econômica e também ajudando no projeto e construção de novos complexos agroindustriais no campo.
- Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Embalagens: O especialista em desenvolvimento de produtos e embalagens atua planejando e projetando novos alimentos industrializados para o mercado ou então aperfeiçoando alimentos já existentes.
- Controle de Qualidade de Alimentos: Especialização em que o engenheiro de alimentos atua inspecionando a qualidade dos processos e das matérias primas das indústrias de alimentos.
- Tratamento de Resíduos e Despoluição: O engenheiro de alimentos que trabalha com esta especialização vai atuar junto às empresas, desenvolvendo métodos de processamento de alimentos mais limpos e também planejando projetos de reciclagem e descontaminação de ambientes já degradados.
![]() |
Curso de Engenharia de Alimentos. |
Informações e Imagens retiradas da Internet:
- http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/engenharia-alimentos/
- http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-alimentos-685533.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário